News

Stay tuned for updates

Verão: cuidados com a gravidez na estação

O Brasil é um país tropical, então é muito comum as temperaturas atingirem a casa dos 40 graus nos dias mais quentes.


Todo esse calor pode trazer alguns desconfortos para a futura mamãe e ainda causar alguns problemas comuns, como a queda na pressão arterial e os famosos inchaços.


Durante a gravidez, os vasos sanguíneos dilatam mais e, por causa do calor, isso se intensifica. Então o organismo passa a reter líquidos para manter a temperatura do corpo equilibrada, o que resulta em inchaços.


Esse sintoma é mais comum durante o segundo trimestre, quando a mamãe pode perceber as pernas pesadas e sapatos apertando os pés.


As principais dicas para reduzir o inchaço são:

Beber muito líquido (água, principalmente);

Faça caminhadas leves (conforme orientação do seu médico);

Não ficar muito tempo na mesma posição;

Dormir de lado com um travesseiro entre as pernas;

Erguer os pés sempre que possível.


O aumento na temperatura também é uma das causas de queda na pressão arterial, que já tende a ser menor em grávidas. Lembrando que a pressão baixa ainda pode levar a tonturas e desmaios e, para evitá-los, é importante beber muita água e se alimentar de 3 em 3 horas.


Porém, é importante evitar alimentos ou bebidas de procedência desconhecida, pois as viroses são muito comuns nessa estação.


Outro ponto muito importante é sempre se proteger do sol com bloqueadores solares FPS 30 ou acima. Além do risco de câncer de pele, os hormônios de gravidez podem causar o melasma de gestação, uma hiperpigmentação que resulta em manchas na pele. Use também chapéus e, se possível, não se exponha ao sol entre as 10h e 16h!


Se houver tonturas ou dores de cabeça durante os dias mais quentes, saiba que isso também pode ser sintoma do calor causada pela desidratação. Novamente a dica é beber muita água!


Consulte sempre seu médico e aproveite o verão.