Tudo que você precisa saber sobre os primeiros dias do bebê
São nove meses de espera, enjoôs, compras do enxoval até que, finalmente, você tem o seu bebê nos braços. A partir daí, uma outra rotina começa, envolvendo choro, amamentação, noites sem dormir e algumas fraldas sujas. Parece complicado, mas a Matic vai ajudar as mamães e papais de primeira viagem a entenderem sobre como funcionam os primeiros meses do bebê e adaptarem suas rotinas.
Amamentação
Prepare-se, mamãe. Os primeiros dias com seu filho vão envolver a amamentação, que é recomendada até os 6 meses de vida, superimportante e benéfica para vocês dois. Apesar de parecer fácil, o processo de aleitamento pode ser bem complicado. Para ajudar, é importante que beba até três litros de água por dia, o que auxilia na formação do leite.
Arroto
Apesar de ser um momento tranquilo, muitos pais ficam preocupados em machucar o bebê na hora de coloca-lo para arrotar. Para evitar problemas, basta segurar seu filho em posição vertical, junto ao seu ombro, até ouvir o arroto. Caso ele mame no peito, é provável que arrote menos, porque ingere menor ar durante a amamentação, então não se preocupem. Já quem toma mamadeira ou possui refluxo, solta mais ar. É muito importante estar atento nesta fase: se seu filho não arrotar de nenhuma maneira, consulte um pediatra.
Cólica
A partir dos 15 dias de vida, é comum que os bebês tenham cólicas. É importante que os pais fiquem atentos pelo motivo de, muitas vezes, o chorinho do bebê ser confundido com fome, sono ou fralda suja. Essas dores abdominais são comuns até os 3 meses e acontecem por o sistema digestivo dos nenens não funcionar plenamente. Para ajudar, aqui vai uma dica: mantenha o abdômen do seu filho aquecido, coloque-o de barriga para baixo ou junto ao peito, também vale ajudá-lo a evacuar empurrando as perninhas flexionadas.
Choro
Nos primeiros meses, o choro será a única maneira que seu filho terá para se comunicar e pode ter várias causas. Nos primeiros quinze dias, o choro pode ser interpretado como fome. Depois desse período, já é possível diferenciar da fralda suja, febre ou fome. Quando está com fome, por exemplo, os pequenos começam a procurar o seio com a boca ou sugam a mão. Se for só vontade de colo, ele vai se acalmar assim que você o segurar. É só ficar atentos aos sinais físicos do bebê que tudo fica mais tranquilo.
Pediatra
A primeira visita ao pediatra deve acontecer três dias após ele sair da maternidade. Na consulta, serão avaliados o ganho de peso, as funções fisiológicas, amamentação. Aproveite para tirar dúvidas com seu médico. Depois disso, as consultas passam a ser mensais.
Fonte: Revista Crescer