Notícias

Fique por dentro das novidades

Tipos de Parto. Qual escolher?

Quando descobrem a gravidez, a felicidade se torna o principal sentimento de muitas mulheres. Essa alegria caminha ao lado da expectativa, que causa várias dúvidas nas futuras mamães como a saúde do bebê, aparência, sexo, o quartinho e outra muito importante que chega a tirar seu sono: a escolha do parto. 


O parto ideal faz parte do desejo de toda futura mamãe. Nesta fase é importante que todos envoltos da gestação entendam que cada pessoa é diferente. Afinal, nem toda mulher tem o mesmo pensamento sobre a melhor maneira de dar à luz.


Por isso, preparamos alguns detalhes sobre os tipos de parto e qual escolher, para auxiliar na decisão de procedimento no dia mais inesquecível da sua vida.


Cesárea. Um dos procedimentos mais simples.


Um dos partos mais comuns no país, hoje, mais de 50% dos brasileiros vem ao mundo através da cesariana. Nos hospitais públicos e privados, a média é de 15% para um e 85% para outro. 


Esses números podem ser explicados por diversos motivos, entre eles o tempo. A média desse procedimento é de 45 minutos, ao contrário do parto normal que tem a duração de até 12 horas ou mais. Além disso, os médicos tem receio de algo acontecer com a mãe ou o bebê e por isso optam pela abordagem mais simples.


Se a cesárea parece ser conveniente para os médicos e hospitais, para algumas mulheres ela não é tão boa assim. Considerada uma cirurgia de médio porte, o tempo de recuperação acaba se tornando maior, onde a paciente pode ficar de dois a três dias de observação no hospital. Após 15 dias é liberado as caminhadas mais leves, entretanto, as atividades de maior esforço, como subir escadas ou pegar peso, acabam exigindo um mês de pausa. 


Normal. A responsabilidade da mulher.


A partir da 37º semana, as contrações podem surgir de forma intensa e duradoura. Quando essas dores começam a acontecer e a bolsa rompe, o trabalho de parto é iniciado e o bebê se prepara para vir ao mundo. 


O nascimento só vai ocorrer quando a dilatação alcançar 10 centímetros e o intervalo entre uma contração e outra diminuir. Neste momento, as paredes do útero farão pressão sobre o bebê que, junto ao esforço da mãe, o trará ao mundo.


Neste tipo de parto, quem está totalmente no controle é a mulher e seu organismo. Esse processo é a maneira natural de dar à luz ao bebê e não se sabe a hora ou o momento que vai acontecer. E completamente ao contrário da cesariana, pode durar até 12 horas.


Parto Humanizado. Bebês e Mamães protagonistas.


Além disso, uma outra extensão do parto normal está ganhando a escolha de muitas mulheres: o humanizado. Diferente dos outros, esse não é um tipo de procedimento já que muitos fatores definem sua realização como: o uso da água, posição, intensidade da luz ou presença de um acompanhante.


A humanização é um processo de incentivo para a indução do parto e acontece de maneira instintiva e natural.


Como sempre estamos atentos à importância das mamães, tanto quanto dos bebês, sabemos que o parto perfeito é aquele em que os dois são prioridades. Por isso, além de todas as dicas acima, nossa dica final para as mamães é: se informe sobre a programação do nascimento da sua nova vida, o processo ideal de acordo com sua saúde, idade e estado geral. Ainda assim, é importante que converse com seu médico e tire suas dúvidas.