Notícias

Fique por dentro das novidades

Puerpério na Quarentena. Como é viver sem rede de apoio na pandemia do COVID-19

O período pós-parto é um momento naturalmente solitário para as mulheres, mesmo com uma rede de apoio disponível. Nele, elas passam pelo processo de retornar à condição corporal e emocional que tinham antes da gravidez enquanto se adaptam a nova rotina de ter um bebê em casa.


Só que no período de isolamento que vivemos, a sensação de não poder receber ajuda das pessoas próximas aumenta o nível de insegurança e tristeza dessas mamães, que lutam com a sensibilidade durante o puerpério. 


A quarentena mudou os métodos de organização que as mães fizeram para a chegada dos seus filhos. Por isso, a atuação ativa dos papais e de quem mora com elas, deve ser fundamental para ajudá-las a passar por essa fase de sensibilidade no isolamento. 


Paciência


Em certos momentos o estresse tomará conta, a aflição e impotência também. Esses serão os sentimentos mais comuns das mamães. Para lidar com tudo isso: muita paciência. 


É importante lembrar que as emoções estão no controle da razão. Por isso, ofereça seu apoio, antecipe os cuidados da casa e com o bebê, e dê a ela um tempo para descansar. 


Cuidados


Visitas estão fora de cogitação neste período. Siga o isolamento pela segurança do bebê e da mamãe. Por maiores que sejam suas preocupações, é fundamental seguir as normas de higiene recomendadas, prestar atenção a limpeza da casa, objetos e utensílios dos bebês. 



Ajuda sim, senhor.


A mãe só vai conseguir se dedicar ao filho se não precisar se preocupar com tarefas como: organização e limpeza. Agora é o momento que o papai deve exercer seu apoio na realização das pequenas tarefas. Como: 


  1. Preparar comidas saudáveis para ela se alimentar bem. 
  2. Fazer as compras de casa. Não se esqueça de que ela é grupo de risco e não pode sair. 
  3. Manter a casa organizada e cuidar das roupas. 
  4. Tirar um tempo com o bebê também é muito bom. Fique com ele por um período para a mamãe tomar um longo banho ou tirar um tempo de descanso antes do pequeno requisitar o mamar. 



Por mais que este seja um momento de preocupação com a atual circunstância na saúde do país, manter a calma e se concentrar nos cuidados com a sua família é fundamental para que esse momento passe mais rápido. Então, a nossa dica para você é: Não se desespere, nem sofra por antecipação. Esteja sempre ao lado da mamãe para ajudá-la a entender que esse momento é temporário e que ela não está sozinha.