Notícias

Fique por dentro das novidades

O primeiro passeio do bebê

Muitas famílias se perguntam sobre qual é o momento ideal para levar o bebê para passear pela primeira vez. A Matic separou alguns dados para te mostrar qual é o caminho correto a seguir nessa situação. Confira. 

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Revista CRESCER, a maior parte dos pais (34%) aguardou de um a três meses para levar a criança para conhecer o mundo. Em seguida, vieram aqueles que esperaram menos e levaram o bebê para passear com 6 a 20 dias (26%). Há ainda os apressadinhos que levaram o bebê para passear com 5 dias ou menos de vida (17%), alguns que levaram entre 21 e 29 dias (13%) e, por fim, quem esperou mais de três meses (10%). 

 

A pediatra Mariane Cordeiro Alves Franco, presidente do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria, afirma que a opção mais votada (34%) representa a opção mais recomendada e considerada a idade ideal. “Após os 60 dias de vida, a criança já recebeu aleitamento materno - que fornece anticorpos contra doenças infectocontagiosas e, nesse período, já tomou as principais vacinas”, avalia a pediatra.


Sair antes do período indicado traz riscos para a criança. 

 

O local do passeio também é um fator que pode ser prejudicial, principalmente locais fechados e com aglomerado de pessoas. “O maior problema é colocar a criança em contato com agentes infecciosos, já que quando nascem, os bebês não estão com sua imunidade plenamente formada”, diz o pediatra Cid Pinheiro, coordenador de pediatria no Hospital São Luiz Morumbi (SP).


Cuidado com as mudanças climáticas 

 

Tanto o calor, quanto o frio exigem atenção redobrada com os bebês. No verão, opte por roupinhas mais leves e tenha muito cuidado com a exposição solar, já que não se pode aplicar protetor solar em crianças abaixo de 6 meses. 

 

No frio do inverno, mantenha a criança sempre aquecida com gorrinhos, luvas, casacos e mantinhas.