Notícias

Fique por dentro das novidades

O incrível mundo dos bebês em: desenvolvimento.

Eles podem ser pequenos, delicados e dependentes, mas nunca deixam de surpreender. Estudos apontam que os bebês são capazes de perceber o mundo de uma maneira mais aguçada do que os adultos e que sua experiência de aprendizagem é duplamente maior nessa fase. Saiba a melhor forma de incentivá-los com os pontos que preparamos para vocês: 


1. FALA



A jornada de aprendizado de um ser humano começa dentro do útero. Isso porque, quando bebês, ouvimos tudo o que é dito do lado de fora. Logo após o parto, somos capazes de identificar o idioma e o sotaque de quem está mais perto


Cientistas afirmam que antes mesmo de falar, os bebês já entendem mais do que muita gente imagina. Enquanto os adultos sofrem para identificar os 45 sons que formam sua primeira língua, um bebê é capaz de distinguir mais de 150 sons que formam todos os idiomas do mundo. Ou seja, eles nascem aptos a falar qualquer dialeto. Não só pelo o som, mas porque o formato da boca ao falar cada palavra é cuidadosamente limitado. 


Alguns passos importantes para o desenvolvimento da fala são:

I. Comece a construção do diálogo com seu filho desde a barriga. Após o nascimento, reaja quando ele apontar para alguma direção e responda seus gestos, de preferência, em contato visual com ele. Bebês são imitadores e observam a fala de quem está com eles para entender melhor o que é dito.

II. Já percebeu também que os bebês brincam de conversar? Esse bate-papo serve como treinamento para eles e é muito significativo na formação da linguagem. 



2. BIRRA


Perto de um ano e meio de idade, os bebês fazem a maior descoberta das suas vidas. Começa com o reconhecimento do próprio reflexo e de brinde, os ataques de birra. Isso acontece porque eles acreditam que o mundo gira em torno deles. 


Essas atitudes não os tornam desobedientes. Segundo estudos, eles apenas não desenvolveram a parte do cérebro que controla seus impulsos. O autocontrole tem partes de diferenças individuais que são de nascença, mas também depende de treino e dos estímulos que o pequeno recebe. Entre os oito meses e um ano, eles ainda não sabem lidar com a frustração do “não" ou de “não conseguir” fazer algo sozinhos. É daí que vem a birra. 


Alguns passos importantes para o controle da “birra”: 

  1. Crie situações em que o bebê aprenda a controlar o próprio comportamento. 
  2. Crie distrações para que o foco dele na situação mude. 
  3. A imitação também é um recurso importante neste caso. Como ela é uma estratégia de estímulo fundamental no aprendizado deles, por meio dela você pode ensinar seu filho a entender o certo e o errado nas próprias atitudes.



3. ENGATINHAR


Como dissemos anteriormente, os bebês têm habilidade cognitiva de aprender através da imitação. Mas você sabia que não existe um tempo e padrão quando o assunto é o início do engatinhar? 


Quando as crianças começam a engatinhar, elas ganham um mundo para explorar, sem a ajuda dos adultos. Entretanto, a presença dos pais continua sendo importante para o desenvolvimento e estímulo que os pequenos receberão nessa fase. Eles podem aprender a se locomover do jeito mais maluco, isso porque essa é a única ação que não dá para imitar os pais.


Alguns passos importantes para o desenvolvimento do engatinho: 

  1. O papai e a mamãe podem ajudar, colocando um objeto distante da criança e pedir para que ela tente ir até ele. 
  2. Essa fase é importante e não deve ser pulada. Por isso, evitem os andadores.


No primeiro ano e meio, o bebê vai ser capaz de demonstrar carinho, interagir com os adultos entre as refeições, entender quem é quem na família e aguçar os próprios sentidos. Assim ele vai se desenvolvendo enquanto cresce, no próprio tempo. Mas sem nunca deixar de surpreender. O papel dos papais e mamães é dar ao pequeno um lar cheio de amor e apoio nessa fase de descoberta. Lembrem-se que a sua ajuda é importante para que ele desenvolva todo o seu potencial. 


Quantos segredos cabem dentro de um bebê? Se descobrir, conta aqui para a gente. 😉