Notícias

Fique por dentro das novidades

O desenvolvimento do seu bebê

O nascimento de um filho é a maior alegria dos pais, que esperam ansiosamente pela sua chegada. E a vinda dele vai mudar muita coisa. Nos primeiros anos, cada dia será uma nova experiência. Ele vai evoluir diariamente, ser totalmente dependente e não vai ter um manual de instruções, viu?


Neste tempo, ele vai se desenvolver. Os sons, cores, objetos, imagens, tudo que parece simples para os adultos, para eles será a maior descoberta. Afinal, esse é o período da vida em que os recém-nascidos realizam suas maiores conquistas, motoras e mentais.

Acompanhe a seguir como o desenvolvimento dos bebês acontece nos seis primeiros meses de vida.


0 a 3 meses


Por menor que seja, o recém-nascido tem muitas capacidades. Ele já nasce com os sentidos formados, sente cheiros, enxerga e ouve tudo a sua volta. Mas também tem dificuldades como aprender a mamar, conciliar o sono e a ouvir ruídos.


No primeiro mês de vida, ele está um pouco mais acostumado com a vida fora da barriga. Sabe diferenciar o claro do escuro, a se habituar com a rotina da casa, reconhecer a mãe pelo cheiro e pela voz e seu sono começa a ficar mais constante.

Já no segundo mês, sua parte motora começa a evoluir mais. É quando ele passa a sustentar um pouco mais a cabeça e a levantar o queixo quando está de bruços. Essa também é a fase em que o bebê vai virar a cabeça quando escutar algum som, acompanhar os objetos com o olhar e a colocar a mãozinha na boca.


O terceiro mês de vida é marcado pelo reconhecimento do bebê. Ele vai saber quem é a mamãe e também sorrir quando vê-la. Nessa etapa, vai interagir mais com as pessoas, seja por meio de um sorriso ou pelo balbuciar incompreensível. Os reflexos involuntários vão desaparecer e o pequeno passará a responder através da vontade.


4 a 6 meses


Com 4 meses, o bebê já tem forças no pescoço e nos braços. E não só vai levantar a cabeça, como também os ombros com apoio. Passa a entender seu nome quando outra pessoa chamar e começa a vocalizar através de gritos. Nessa fase, ele adora ouvir os sons que emite e dá sua primeira gargalhada.


Ergue as pernas, toca os pés, rola na cama, agarra tudo que está ao seu redor. Chegou a fase da explosão de atividades, o 5° mês. O bebê vai segurar os objetos que estiverem ao seu alcance e conseguir trocá-los de mão, além de começar a interromper conversas alheias só para chamar atenção.


O 6° mês é regado de total protagonismo da parte do pequeno. Quanto mais gente em volta rindo e se divertindo com suas gracinhas, mais feliz ele fica. Seu equilíbrio e coordenação motora estão evoluídos ao ponto de ele fazer força com as mãozinhas caso tente pegar qualquer objeto da sua mão. Nesse momento o bebê já reconhece os membros da família perfeitamente.



Por maiores que sejam as expectativas, a evolução do pequeno depende, acima de tudo, da sua paciência. Seu filho vai passar por todas essas fases, no tempo dele. Preocupar-se demais com a demora de cada passo não vai ajudar. Por isso, basta ir com calma e aproveitar cada momento de descoberta ao lado dele.