Notícias

Fique por dentro das novidades

Meu filho foi promovido de caçula para irmão mais velho. E agora?

A descoberta de um novo bebê é o momento que antecede à mudanças na rotina de toda a família. Essa novidade causa a felicidade de todos a sua volta, mas também é a fase que os sentimentos do seu filho mais velho se torna uma confusão. Insegurança, ciúmes e sensação de abandono são os mais comuns e complicados. Afinal, de uma hora pra outra ele vai precisar dividir o amor e a atenção dos pais que antes eram só dele. 


Acompanhe as dicas especiais que preparamos neste artigo e entenda como preparar seu filho para a chegada do novo irmão.


I. Durante a gestação inclua seu filho mais velho nos preparativos


Envolva-o nas escolhas dos preparativos para a chegada do novo bebê. Peça a opinião dele na lista de nomes e dos itens do enxoval. Sempre que der leve-o para as suas consultas pra ver o irmãozinho. Incentive-o a acariciar e beijar sua barriga, e a falar com o bebê. 


Além de se sentir incluído em todas as fases da sua gestação, ele vai ficar muito feliz de saber que o neném já pode ouvi-lo. Também se sentirá incentivado em demonstrar carinho quando o bebê chegar. 


II. Explique a importância do novo papel dele na família


Nunca permita que seu filho tenha dúvidas do valor dele na família. Por isso, é importante que explique a ele o papel do irmão mais velho e a sua importância. Deixe claro que ele não perdeu seu lugar, pelo o contrário, ganhou um novo amigo no qual é dever dele proteger e cuidar. 


Ele imagina que vai ganhar alguém para brincar. Mas no lugar, chega um bebê que chora e rouba muito a atenção dos pais. Para isso, é fundamental que expliquem que o que ele imaginou não é mentira, mas que no momento o bebê ainda vai depender muito de cuidados e que é conforme o tempo que ele vai aprender a brincar com ele. 


III. Evite grandes mudanças na rotina dele


É inevitável que a rotina de toda a família mude com a chegada do novo bebê. Mas é necessário que a rotina do seu filho mais velho não seja muito alterada. 


O desfralde e a retirada da mamadeira e chupeta devem ser feitos ao menos seis meses antes do nascimento do seu filho mais novo. Da mesma maneira a transição do berço para a cama. Assim seu primogênito não associará as mudanças com perda de espaço para o irmão. 


IV. Tire um tempo de qualidade a sós com o filho mais velho


Mesmo que a chegada de um novo integrante desgaste suas forças, é importante reservar um tempo de atenção ao filho mais velho. Longe do novo bebê ele sentirá que não perdeu seu espaço e que o amor e carinho destinado a ele continuam os mesmos. 


V. Incentive-o a participar dos cuidados ao bebê


A participação com os cuidados do bebê reduz a sensação de deslocamento da criança. Por isso, deixe-a pegar a fralda, escolher a roupinha, passar o talquinho ou mesmo molhar o neném durante o banho. Isso fará com que seu filho se veja participando da rotina e também o faz entender um pouco mais seu novo papel. 


Em casos de uma má reação à notícia de um novo bebê, seu filho mais velho pode regredir no crescimento. Dependendo da idade ele pode voltar a velhos hábitos como, fazer xixi na cama e usar a mamadeira e a chupeta. É muito importante que esse comportamento não seja visto como manha já que não se trata de teimosia ou muito menos birra, mas de uma confusão de sentimentos em relação ao seu lugar no coração dos pais com a chegada do novo integrante. Neste momento é necessário que sejam pacientes e compreensivos. 


Gostou das nossas dicas? Compartilhe com amigos nas suas redes sociais e continue acompanhando as novidades Matic.