Notícias

Fique por dentro das novidades

Métodos educacionais: qual é melhor?

Vivemos um tempo em que a pedagogia e a psicologia fazem parte da vivência em casa entre pais e filhos. O acesso à informação permitiu que mamães e papais pudessem aprender conceitos, técnicas e métodos para oferecer a melhor educação possível aos pequenos.


Apesar de ser uma vantagem dos dias de hoje, o excesso de informação também pode trazer dúvidas na hora de aplicar as dicas que estão disponíveis na internet ou nas rodas de conversa entre amigos. E a pergunta que fica é sempre a mesma: qual é o melhor jeito de educar meus filhos?


Pensando nisso, separamos dois métodos mais “famosos" e que oferecem um vasto material de estudo nas páginas da internet. Vamos resumir cada um sem entrar em muitos detalhes para você fazer suas buscas e se aprofundar melhor.


MÉTODO MONTESSORIANO


Criado pela doutora Maria Montessouri, é um sistema pedagógico que propõe formar crianças a partir de sua individualidade, respeitando seu ritmo de aprendizagem. Para isso, todo o ambiente é preparado para ela, com objetos ao seu alcance, ou seja, um estímulo natural à curiosidade. Entre as vantagens, estão o desenvolvimento da autodisciplina e a conquista da liberdade cada vez mais cedo.


DISCIPLINA POSITIVA


Basicamente, a disciplina positiva traz uma abordagem de substituição da cultura autoritária para a colaborativa entre pais e filhos. Mas isso não significa falta de limites. A questão é dar mais responsabilidade à criança. Nesse contexto, empatia e respeito estão sempre presentes, além do elogio e o encorajamento constantes. Gastar tempo com os filhos é importante para desenvolver esse método com sucesso.



Definitivamente, não existe um método ideal para educação de filhos. Crianças são seres humanos com características e necessidades distintas, assim como os adultos. Os métodos existem para guiar os pais em um caminho que acreditam ser o mais adequado. Por isso, nunca deixe de observar os pequenos e sempre avaliar sua forma de agir em todas as situações.


E lembre-se: educar é muito mais do que corrigir. É uma rotina diária em que a criança observa tudo o que você está fazendo, pois os primeiros espelhos de comportamento estão dentro de casa.




Fontes: Criando com Apego e Donna Maternidade