Notícias

Fique por dentro das novidades

#HELP! Sou uma mãe cansada

Sabe aqueles dias após o trabalho que tudo o que a gente mais quer é deitar na cama e dormir até a manhã seguinte? Ser mãe de recém-nascido é viver uma sensação parecida como essa. Amamentar no meio da noite, acordar por causas das cólicas do bebê, cuidar da casa, marido, trabalho e filhos, só não é impossível porque elas fazem. Mas a consequência do acúmulo de responsabilidades acaba se manifestando no corpo de cada uma delas. 

A fadiga na maternidade é mais comum do que imaginamos e está relacionada a rotina ou estilo de vida que a mulher tem. Foi o caso de uma mãe que ao amamentar a sua filha, cochilou e deixou a pequena cair.

Pensando nisso, separamos alguns tópicos que podem ajudar no alívio desse cansaço: 


Alimente-se bem


O seu dia parece ter mais que 24 horas e para aguentar essa intensa rotina, a boa alimentação é a aliada. Quando temos um cardápio alimentar saudável e variado temos à disposição vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas e hormônios que favorecem o bom funcionamento do nosso organismo.

A dica é comer bastante frutas, verduras, massas, pães e grãos, carnes e ovos. Esses alimentos contém fibras, carboidratos e proteínas que, quando consumidos na quantidade exata, garantem uma vida com mais saúde e disposição.


Passeie com o seu bebê


Sair de casa, nem que seja para dar uma volta no quarteirão, é bom para a mente e saúde. Então, se o pediatra autorizar e o clima estiver bom, leve o seu bebê para dar uma volta pelo o bairro com você. Caso não, quando possível, vá sozinha. A caminhada é um exercício que deixa o cérebro mais saudável, diminui a sonolência e aumenta a sensação de bem-estar. 


Aceite ajuda


Aguentar tudo sozinha sem pedir ajuda não significa ser perfeita. Ser uma boa mãe está fora dos padrões de perfeição. Nessa fase, amigos e familiares podem ajudar bastante, mas muitos não sabem como oferecer essa ajuda. Porém, é o seu momento de perguntar: “Pode olhar meu bebê um minutinho enquanto eu tomo um banho?”

Por mais banais que elas pareçam ser, essas ajudas são fundamentais para diminuir o estresse e o peso da rotina que tem desgastado você. O papai também não pode ficar de fora. Estabeleça um quadro de tarefas e alterne os cuidados do bebê com ele. Lembre-se que quanto mais apoio você estiver, mais descansada estará e pronta para cuidar 100% do seu filho. 


Descanse


Por mais óbvia que essa dica seja, o descanso não está necessariamente ligado ao sono. As vezes, tudo o que você precisa é fazer algo que gosta. Ouvir música, ler ou até mesmo praticar exercícios leves, como yoga, pode ajudar. Esvaziar a mente do peso de informações que a responsabilidade traz e manter a respiração mais lenta por alguns minutos, são outros passos que damos para ajudar na reposição das energias. 

Ser mãe não é uma prova que no final se ganha um troféu. Essa função é muito trabalhosa, mas se torna extremamente recompensadora quando cedemos e aceitamos as mudanças como a reorganização da rotina, a ajuda dos familiares e do marido, e um pouquinho mais de autocuidado. 


Gostou desse artigo? Compartilhe com amigos nas suas redes sociais e continue acompanhando as novidades Matic.