Entenda os motivos de choro do seu filho
Quando somos bebês ou crianças, o choro é o nosso canal principal de comunicação. Seja para expressar uma insatisfação, dor, incômodo ou para conseguir algo que queremos. Isso porque chorar desbloqueia sentimentos e faz parte do crescimento das nossas emoções.
Conforme crescemos, os motivos pelo qual choramos mudam de acordo com a maturidade que adquirimos. Por isso, se torna fundamental entender os choros correspondentes a cada fase da vida das nossas crianças e bebês. Entenda:
1 a 2 anos
Eles usam fraldas e acreditam ser o centro do mundo. Nesta fase, a causa dos choros se torna mais psicológica que física. Isso acontece porque a criança está no processo inicial de desenvolvimento emocional. Logo, a melhor maneira de expressar os seus sentimentos são através das lágrimas. É neste período também que se acentuam as mudanças de humor e crises de birra, onde o ato clássico de se jogar no chão e espernear é feito para elas conseguirem o que querem.
Como evitar:
- Distraia-o. Mude o foco do seu filho para algum outro brinquedo ou situação.
- Explique de maneira simples, olho no olho e calmamente que o tipo de comportamento não é legal e aceitável.
3 a 5 anos
Parece que o tempo não passou muito de uma idade para outra. Mas nessa fase eles já têm autonomia e entendem melhor a imposição de limites. Frequentar a escola é um benefício fundamental para o desenvolvimento social, pois eles aprendem a se controlar e se defender sozinhos. Porém, a adaptação pode não ser fácil. Os choros podem vir com a sensação de abandono, já que ele não terá a mamãe disponível o dia todo para ele.
Nesta idade, seu filho já sente os conflitos a sua volta. Sua personalidade está se moldando e sendo expressada através das situações divergentes as quais ele está acostumado.
Como evitar:
- Sempre se despeça. Deixe claro que você voltará e que a separação é temporária.
- Explique os limites. Ele já entende o que pode e não pode.
6 a 10 anos
Seu filho chegou na fase em que o sentimento de ser “grande” é intensificado. Os motivos de suas lágrimas se tornam parecidos com os dos adultos. Conflitos, dores, aborrecimentos. O pensamento lógico se torna maior que o emocional. Por isso, eles passam a entender suas próprias emoções com mais objetividade e menos choro. A birra pode continuar nesta fase, mas agora acompanhada pela agressividade.
Como evitar:
- Em crises de choro, aproxime-se do seu filho, olhe nos olhos dele e mostre que você o entende. Depois, abrace-o. Neste momento é importante que ele te veja como um apoio constante para desabafar.
- Fale sobre sentimentos. Conte suas próprias experiências e pergunte sobre o que ele sentiu diante da situação que o machucou.
- Deixe-o chorar. É melhor incentivar a livre expressão dos sentimentos do que reprimir as emoções que ele está sentindo.
Agora que você entende os motivos dos sentimentos e fases do seu pequeno, determine os limites, aumente a compreensão e dê todo o amor que ele merece. Boa sorte!