Notícias

Fique por dentro das novidades

Desmame. Meu filho está pronto?

Assim como o desfralde, o desmame é uma etapa importante no desenvolvimento das crianças e deve ser levada com muita delicadeza e naturalidade. Muitas mães acreditam que com o desmame a ligação entre elas e seus filhos será quebrada. Mas não é bem por ai. 


Apesar de ser o primeiro desligamento que acontece entre mãe e filho, o desmame não é o responsável pela ligação entre vocês nem vai prejudicar o seu filho. Confira abaixo algumas dicas muito importantes sobre como lidar durante esse processo.



Quando sei qual é o momento? 


Não existe um tempo pré-determinado. De acordo com organizações da saúde como a Sociedade Brasileira de Pediatria e a OMS, a recomendação é que a amamentação seja única até os 6 meses e complementar a partir dessa idade. 


O desmame depende muito do filho, da mãe e do estilo de vida que a família leva. As vezes, ele mesmo dará o sinal de que chegou o momento. 


Como devo inserir o leite na rotina alimentar do meu filho agora?


Segundo especialistas o ideal é oferecer leite no copinho. Ele não traz prejuízos na mastigação e fala do bebê, e é seguro para o seu filho tomar sozinho. 


Qual tipo de leite?


O próprio leite materno ou fórmulas especiais em pó. Se a mamãe continuar produzindo leite, ela pode retirar e colocar no copinho para o filho continuar tomando. Já as fórmulas em pó, o pediatra pode indicar a melhor marca. 


Até o primeiro ano é importante que seja evitado o leite de vaca, sua digestão é mais difícil e pode causar alergias. 



Como fazer isso sem que meu filho sofra? 


Como o desfralde, essa etapa deve ser feita de maneira gradual para que tanto você quanto o bebê possa se sentir confortáveis e seguros com esse passo. 


O desmame pode começar a acontecer na substituição de uma mamada pelo copinho. Ofereça-o ao pequeno e veja qual será a reação. Dependendo da idade do bebê, a mamada pode ser substituída por um alimento também. 


O desmame pode ser fácil e descomplicado, basta apenas que você entenda e encare essa etapa como um passo ao desenvolvimento da independência do seu filho. A sua forma de lidar é o que tornará fácil ou difícil esse momento. Bom desmame pra você.