Notícias

Fique por dentro das novidades

Conheça os benefícios da música para o desenvolvimento do seu bebê

A música é parte do nosso cotidiano desde o início da existência humana. Tem a capacidade de traduzir sentimentos, atitudes e valores culturais, além de influenciar na memória e comportamento. Através dela, somos estimulados para movimentar o corpo e apurar os sentidos para os sons a nossa volta.

Essa influência musical não só atinge os jovens e adultos como também os bebês, que acabam se desenvolvendo mais rápido quando estimulados por essa arte. Pensando nos benefícios que a música traz para a vida das crianças, a Matic separou alguns benefícios.


1. Aumenta a conexão entre pais e filhos

A música tem uma grande representação neuropsicológica, com acesso direto aos canais de afetividade, motivação e emoções. Nas crianças, é considerada como forma de linguagem e conexão entre pais e filho (a) nas áreas de contato, vínculos e sentimentos. 


2. Estimula o desenvolvimento de fala

Como arte falada e envolvida por melodias e ritmos, a música é considerada o primeiro canal de aprendizagem de fala dos pequenos. Quando a criança está envolta de uma rotina com músicas, ela tende a crescer e se expressar por meio das palavras ouvidas. Esse estímulo influencia também no desenvolvimento auditivo. 


3. Contribui para a coordenação cognitiva motora

Especialistas explicam que um praticante e ouvinte de música tem uma capacidade maior de atenção, aprendizado, concentração e controle emocional. Normalmente, o desenvolvimento das habilidades musicais é tão grande que conforme crescemos, os dois lados do cérebro são estimulados ao mesmo tempo. Além do desenvolvimento cognitivo, a música também influência na coordenação motora dos pequenos. É através da melodia que a criança aprende a movimentar o corpo com os ritmos ouvidos.


A rotina musical é fundamental para o desenvolvimento infantil. Essa prática, aflora a sensibilidade e a espontaneidade nas crianças, além de fazer com que elas tenham um contato mais profundo com a música desde o início da sua vida. Quanto mais cedo o processo de musicalização infantil for introduzido, melhor será para o crescimento sensorial, psíquico e emocional delas. É importante que essa técnica não fique limitada as aulas, mas incentivada no dia a dia dos pequenos. 


E aí, papais e mamães, gostaram de saber um pouquinho mais sobre a importância da musicalização? Compartilhe com amigos nas suas redes sociais e continue acompanhando as novidades Matic.