Notícias

Fique por dentro das novidades

Como preencher a rotina das crianças durante a quarentena


O isolamento tem sido um desafio e tanto para os adultos, principalmente para aqueles que precisam conciliar a nova rotina com os filhos em casa.


Com o fechamento das escolas, durante o tempo de pandemia, os pequenos ficam mais ociosos e agitados. Isso porque não podem sair ou ter a atenção dos pais 100% do tempo durante o dia. 


Assim como não ter atenção é difícil para as crianças, também é para os pais. Faz parte do atual cenário que vivemos. Mas, a Matic separou uma série de atividades que podem ser feitas para amenizar a situação e estimular o contato dos pais com os pequenos de maneira saudável, durante a quarentena.


Brincando também se aprende


As crianças estão em constante desenvolvimento, principalmente dos 2 aos 5 anos de vida. A brincadeira é um estimulo a evolução e crescimento delas. Por isso, além dos brinquedos, estimule o seu filho por meio de atividades dinâmicas como, fazer uma receita ou um jogo de tabuleiro. 


É importante que você o incentive por meio de brincadeiras que fogem das telas dos celulares, tv ou outros eletrônicos. Assim o pequeno irá aprender bastante e terá outros sentidos estimulados, como o olfato e tato. 



Explore a imaginação


As crianças adoram inventar histórias e o momento em casa é ideal para estimular a imaginação e criatividade delas. Ajude-a se desligar da realidade em alguns momentos, através da criação de histórias e personagens.


Quando precisar trabalhar ou realizar alguma tarefa em casa, deixe seu filho criando a história que será o cenário da brincadeira de vocês. Após a realização de suas ocupações, mergulhe com ele no mundo dos personagens para viver uma nova aventura com o seu pequeno. 


Você também pode criar um mini escritório para o seu filho trabalhar ao seu lado durante o dia. Assim, ele entrará no conceito de ‘trabalho’ e irá se sentir parte da sua rotina.


Uma outra estratégia para explorar a imaginação do seu filho é através de histórias. Leia um livro e incentive-o a brincar e recriar a história contada. 


Brincar sozinho é bom 


Quando a demanda de trabalho na rotina apertar, seu filho precisará ficar um tempo sozinho. Portanto, é importante lembrá-lo que brincar sozinho não é ruim e que logo você estará o acompanhando na brincadeira. 

Isso não significa deixar a criança sem supervisão, durante essas atividades. Entre uma tarefa e outra, deixe-a perto de você e sempre que tiver um tempinho fale com ela. 


Criar, criar e criar


As crianças estão sempre em busca de coisas novas e diferentes para brincar. Não será um boneco, uma tv ou celular que vai proporcionar diversão para elas. Por isso, deixe-as explorarem objetos diferentes em casa: caixas de papelão, luvas de cozinha, lençol ou qualquer outro que estimule a criatividade delas.


Assim, chegará o momento que eles vão criar as próprias brincadeiras e se entreterem sem precisar da sua total atenção.


Aproveite nossas dicas, explore as possibilidades de diversão com o seu filho e curtam o tempo de quarentena juntos e em segurança.