Notícias

Fique por dentro das novidades

Como lidar com o comportamento do meu filho durante a quarentena

Se você tem se sentido mais impaciente e entediado, pode apostar que o seu filho pode ter esses mesmos sentimentos. Birras, medos e choros exagerados podem aparentar regressão ao comportamento do seu filho, mas é apenas a maneira dele manifestar a ansiedade e tensão neste período de quarentena. 


Ele não vai mais a escola, não vê seus amigos e toda a sua rotina mudou. As crianças não têm dimensão da pandemia e o que ela tem representado para o mundo, mas elas reagem ao clima em casa. E essas reações podem ser expostas de diversas formas.  


Especialistas afirmam que esses sentimentos, vistos como regressivos, se assemelham a noticias como, a chegada de um irmão ou o início da vida escolar. Esses acontecimentos geram ansiedade e sensações de abandono, mesmo que eles estejam em casa com vocês, papais e mamães. 


Por isso é importante estar atentos aos sentimentos deles e como eles têm reagido. O controle das emoções é um fator fundamental para que o comportamento do seu filho não mude durante o tempo de quarentena. Reconheça os sentimentos dele, tente compreender o que eles querem expressar e explique da maneira mais leve a temporariedade da situação atual, a fim de que eles aprendam a lidar com a raiva, medo e tédio tendo o seu apoio. 



As suas ações são espelhos para eles.

A forma como você tem expressado os seus sentimentos afetam no comportamento do seu filho. Você é um espelho que ele se vê para refletir as próprias ações. É importante que os pais reconheçam os próprios sentimentos dominantes como a irritação ou o cansaço para abrir espaço para a paciência e o diálogo com os filhos. 


Mostrar e falar sobre os seus sentimentos fará o seu filho se sentir mais seguro e confiante em relação as próprias emoções.


Novos hábitos. Atividades. Rotina. 

Uma vez que eles sentem falta da rotina que tinham, crie uma nova grade de atividades para serem realizadas durante os dias. É importante que você incentive-o por meio de brincadeiras que estimulem a sua imaginação ou que fujam das telas dos celulares. O desafio por meio do aprendizado manterá seu filho ocupado e interessado no que é apresentado a ele. 


Não se esqueça: converse sempre com o eles. Estabelecer novos hábitos abre a margem para o momento que você precisar dizer “sim” ou “não” para ele.


Essas ações, além de ajudar no comportamento do seu filho, estreitam a ligação entre família e ajudam cada membro a encontrar sua força e apoio um no outro.