Notícias

Fique por dentro das novidades

Como estimular o desenvolvimento do seu filho

Você acompanha a evolução do seu filho na gravidez e cada descoberta é uma felicidade. Até que ele chega ao mundo. E essa alegria se torna cada vez maior com o desenvolvimento dele. Cada dia que passa está mais grandinho e surpreende com um balbuciar, sorriso ou toque e isso é recompensador.

Conforme o bebê cresce, as mamães ficam inquietas e preocupadas sobre algumas fases do desenvolvimento ainda não terem chegado. Mas é importante entender que o processo de evolução do pequeno não está no controle dos pais e que o ritmo dele deve sempre ser respeitado.

Cada fase de evolução chega no tempo exato e de maneira diferente. Nessa etapa é importante despertar avanços no pequeno com incentivos. Por isso, separamos 6 dicas de como estimular o desenvolvimento mental e físico do seu filho.


Colo


Ficar juntinho é uma delícia. Os bracinhos à sua volta, coração com coração, cabeça descansando em seu ombro. No entanto, é importante que seu filho tenha independência e se mova livremente a partir dos seis meses de vida. De acordo com especialistas, as crianças que têm um desenvolvimento motor superior são as mais independentes do colo dos pais.

 

Rotina


É fundamental implementar uma rotina na vida do bebê logo após seu nascimento. Pois permite que a criança forme uma sequência de acontecimentos diários e se organize no cotidiano. Além disso, a rotina é um hábito saudável e muito importante para o crescimento, como ter horários para sono e alimentação.

 

Memória


A memória é a capacidade do cérebro em adquirir e manter informações. E para as crianças é importante que cada ensinamento seja realizado em um contexto. Assim as chances de aprender e não só decorar são maiores. Portanto, inicie a memorização das palavras dentro da rotina. Por exemplo, é final de semana e a família decidiu ir ao parque, chegando lá uma criança está jogando bola, este é o momento que você aponta para o objeto e diz “olha filho, uma bola”. É assim que ele começa com as associações.

O primeiro ano do bebê será cercado de novas palavras e ele pode tentar repetir os nomes que você apresenta. Mas é a partir do segundo ano de vida que sua capacidade de absorver informações aumenta.

 

Bruços


Seu bebê começa a fortificar o corpo nos primeiros meses de vida. O primeiro passo é fortalecer a musculatura do pescoço. Por isso, a partir do primeiro mês deixe seu filho pelo menos duas vezes no dia apoiado de barriga para baixo em uma superfície plana e firme. Dessa forma, o bebê vai conseguir se apoiar com segurança e levantar a cabeça. No sexto mês ele se sentará sozinho, por isso, coloque várias almofadas ao redor dele para que ele se firme melhor.

 

Leitura


Quanto mais cedo a leitura é introduzida na vida das crianças, maior a capacidade que elas vão ter de adotar uma postura crítica e reflexiva quando crescerem. Por isso, a tarefa dos pais é fundamental para os livros se tornarem um prazer, não uma obrigação.

A partir do 3° mês, livros de plásticos para banho já podem ser inseridos. No sexto, fase que o bebê coloca tudo na boca, deixe livros de pano ao alcance dele. Ele não poderá mordê-lo, nem arrancar páginas. Fale sempre das figuras, deixe que ele vire as páginas e não renuncie nenhum detalhe. Na fase da alfabetização, entre os 4 e 6 anos, peça que ele te mostre as letras e números.


Ócio


Ensinar coisas novas e incentivar o desenvolvimento dos pequenos é muito bom. Mas melhor ainda é dar uma pausa e deixá-lo sem fazer nada. Isso mesmo. O ócio é um fator importantíssimo para o desenvolvimento infantil. Uma criança com a rotina conturbada fica cansada em excesso e se torna incapaz de ter energia para brincar ou aprender coisas novas. Praticar a “pausa” ativa a imaginação e expande a realidade delas. É preciso incentivar a criatividade e uma agenda cheia de compromissos não ajudará na formação dos pequenos. Por isso, diminua o ritmo.


O tempo das crianças é muito diferente do tempo dos adultos. Eles são movidos por estímulos, descobertas, sensações e precisam de tempo para descobrir, inventar e compreender as coisas da sua maneira. O melhor a se fazer é abandonar as regras de tempo para desenvolvimento e considerar o que é esperado nessa idade como referência. Espere pela fase que ainda vai chegar e curta cada momento ao lado do seu filho.