Notícias

Fique por dentro das novidades

Como estimular a fala do meu bebê?

Papai. Mamãe. Alô. Au au. As primeiras palavras é a maior expectativa dos pais em relação ao desenvolvimento dos filhos. Visto que a fala é a maior interação entre as pessoas, ouvir o seu pequeno se comunicar pela primeira vez é o maior motivo de emoção e alegria para toda a família. 


Mas, para que o seu bebê continue se desenvolvendo de maneira fluída é preciso estimulá-lo. Existem maneiras simples de fazer isso, inclusive em brincadeiras. Confira algumas dicas que preparamos. 


1. Fale com ele

Desde o início de vida dos bebês, passar um tempo conversando com eles aumenta o vinculo e traz mais facilidades de reproduzir sons conforme ele for crescendo. Essa é uma das importâncias que o diálogo entre pais e filhos traz para o desenvolvimento das crianças. 


Você pode aproveitar a rotina para conversar com o seu filho, como nos momentos de amamentação, troca de fraldas, banho e até quando ele estiver com vocês na mesa na hora das refeições. Assim, conforme for crescendo ele reconhecerá com mais facilidade os objetos, elementos, animais que fazem parte da sua rotina e logo passará a pronunciar o nome de cada um deles.



2. Ouça o que ele “fala”

Por mais que você não entenda o que ele diz, é fundamental que o seu filho se sinta compreendido desde o início do seu desenvolvimento. Assim, ele se sentirá estimulado a falar sempre que quiser se expressar, sem usar o choro como um canal para conseguir o que precisa. 


Dê oportunidade para que ele pronuncie as próprias palavras e questione o que ele quer dizer como: “Está gostosa a sua comida?”, “Vamos tomar banho?”. Nesse caso, é importante que você espere a sua resposta sem antecipar os desejos ou sentimentos do pequeno. 


3. Conte histórias

Existem muitas maneiras de aumentar o vocabulário, uma delas é através das histórias. Isso mesmo. Tirar um tempo para contar sobre o seu dia, onde foi, o que viu, as pessoas que encontrou é importante para o seu bebê absorver a importância da fala. 


Os livros infantis e histórias também são super importantes. Dê conotação aos sons que aparecem na leitura, imitando animais ou elementos como barulho de chuva, buzina do carro. Dessa forma ele irá associar o que foi dito aos objetos e terá interesse no que está sendo falado por você.



4. Cante para ele

A música tem diversos benefícios no desenvolvimento da linguagem, vocabulário e até dicção dos pequenos. Quando incluímos os sons na rotina das crianças, estimulamos a sua memorização e vontade de reproduzir e imitar o que foi cantado. Por isso, soltem a voz e cantem sem medo para o eles. 



A fala acontece de forma natural e gradativa em nossas vidas e está presente em muitos detalhes e momentos. Por isso, tenha paciência com a oratória do seu filho e não se antecipe nas etapas. Assim como é importante estimulá-lo, é também muito necessário que o desenvolvimento dele aconteça livre de pressões. 


Vá com calma e no tempo de vocês. No final, ele estará tagarelando pela casa e ensinando você.