Notícias

Fique por dentro das novidades

Apresente novos alimentos ao bebê sem errar

Os seis primeiros meses do seu filho passaram e chegou o momento de iniciar uma nova fase alimentar na vida dele. Uma mudança que vai fazer ele conhecer novas opções de alimentos, como as papinhas e frutas. Ainda na fase do aleitamento materno, antes de experimentar novos alimentos, o pequeno já trabalha suas papilas gustativas para sentir os sabores. E isso pode fazer o primeiro contato com a nova dieta ser um pouco difícil.

 

A Matic separou 4 dicas para você apresentar novos alimentos ao bebê sem errar e garantir que ele cresça em uma dieta equilibrada e saudável. Confira:

 


1.   Para começar: frutas.

 

 

As frutas são ótimas opções para o primeiro contato do bebê. E a introdução de uma dieta com esses novos alimentos pode melhorar a relação deles com a comida

 

Na hora de comprar frutas para o seu bebê prefira as que estão na época, pois não contêm agrotóxicos para amadurecimento. Evite as com sementinhas, como kiwi ou morango. Elas têm potencial alérgico e são consideradas opções com concentrações de químicos em sua agricultura convencional.

 

Após o primeiro contato com as frutas, comece a intercalar a nova opção com o leite materno em porções pequenas, de duas a três vezes ao longo do dia. Podem ser raspadas, amassadas ou até mesmo em pequenos pedaços, caso ele já firme bem a cabeça ao sentar na cadeirinha.

 

 

2. As comidinhas.

 

 

Depois de conhecer as frutas, chegou o momento de conhecer as comidinhas salgadas. Ofereça alimentos cozidos, que facilitam a digestão. Legumes, verduras e proteínas são importantes para essa fase.

 

 

3. O natural é muito saudável

 

Lembre-se, o bebê precisa de alimentos frescos e saudáveis. Sempre.

Itens industrializados e processados não são recomendáveis, já que há corantes, conservantes, gordura, sal e outros ingredientes que prejudicam a saúde.

 

 

4. Por último, evitem os sucos.

 

Os sucos naturais eram oferecidos normalmente aos bebês antes de serem censurados pelos pediatras e nutricionistas. Ao fazer o suco, as fibras da fruta são perdidas e o consumo em excesso acaba atrapalhando o funcionamento do pâncreas. O ideal é intercalar o consumo de água e frutas separadamente.

 

Depois dessas dicas, introduzir novos alimentos a dieta do bebê será mais fácil do que pensava. Agora que a refeição se tornou um momento cheio de descobertas, basta explorar sua criatividade nas refeições que preparar com seu filho. Temos certeza que ele vai conseguir se alimentar cada vez melhor com a sua ajuda. Bom apetite!