Notícias

Fique por dentro das novidades

Ansiedade de separação: saiba como é manifestada nas crianças

Inesperadamente, um bebê bonzinho e simpático começa a chorar quando é deixado no colo de alguém e ninguém entende o porquê. Essa atitude é chamada de ansiedade de separação, nome dado ao sentimento de uma criança quando ela percebe que está afastada dos pais, mesmo nos menores momentos. Faz parte do desenvolvimento infantil e costuma aflorar entre o 10° e 18° mês.


É comum que toda criança chore quando os pais saem de perto. Esse comportamento fere a dependência do pequeno, que acredita que sempre terá um dos dois disponíveis para ele. 


A ansiedade diminui quando o pequeno entende que, por mais que os pais saiam, eles sempre voltam e que a despedida não é definitiva. O processo para chegar lá precisa de muita paciência. Existem estratégias que você pode usar para ajudar o bebê nessa fase de independência. 


Brincadeiras

Brincadeiras como o esconde-esconde podem ser benéficas nesses casos. Além de garantirem boas risadas, ajudam na compreensão de que as pessoas continuam existindo.


Acompanhantes

Certifique-se que o bebê se sinta confortável com o seu cuidador. Não o deixe sob os cuidados de alguém que ele não tem convivência. Se estiver com alguém em quem confia, o pequeno se sente mais confortável com a ausência parental.


Diálogos

Entre o primeiro e segundo ano de vida, a criança passa a desenvolver um domínio maior da fala e entendimento. Então, quando se ausentar, é importante deixar claro que você vai voltar. 


Despeça-se

Nunca saia de fininho, sempre se despeça. Por mais difícil que seja, a situação é pior se você só desaparecer. O clima não se torna agradável nem para você nem para o pequeno. 


Cada adeus torna seu filho mais independente e mais livre para interagir com o mundo. Crianças e bebês não devem ser preocupados e apreensivos, nem ter dificuldades de concentração ou medos em excesso. É natural que, com a prática, honestidade e tempo, essa ansiedade vá diminuindo na vida deles. 


Gostou das dicas? Compartilhe com amigos e ajude na independência e cuidado dos pequenos.