Notícias

Fique por dentro das novidades

A hiperêmese gravídica

Na gestação, a maioria das mulheres apresentam os sintomas de náuseas e vômitos, consequência da êmese gravídica, um quadro controlado com a mudança de alimentação. Porém, para algumas mamães esses sintomas são mais intensos e persistentes durante a gravidez. E isso é resultado da Hiperêmese Gravídica.


A Hiperêmese é uma condição rara que atinge apenas 2% das mulheres. Ela é causada pelo hormônio HCG, que é produzido pela placenta durante a gestação. Por conta disso, é comum que a sucessão à condição seja para as gestantes com altos níveis desse hormônio. Mas isso não é propenso apenas às mamães com excesso de HCG, viu? Não há relação direta. A Hiperêmese pode atingir até mesmo aquelas com controle de hormônio na gravidez.


Então, se você vomita tudo o que come, tem perdido peso, a boca fica seca e está passando por uma constante sensação de fraqueza e mal-estar, isso significa que você pode ter Hiperêmese Gravídica. Nesse caso, a recomendação é que o médico responsável pela gestação seja contatado e acompanhe esses sintomas. Ele fará uma análise clínica do quadro para entender a gravidade e quais vitaminas seu corpo precisa repor. Por não conseguir se alimentar por via oral sem vomitar, a recomendação é que o soro intravenoso seja tomado para hidratação e que, a partir da confirmação da “doença”, você esteja em jejum absoluto, com o acompanhamento do seu médico.


De acordo com especialistas, não existem orientações para prevenir a Hiperêmese, já que tudo depende da sensibilidade do organismo às alterações hormonais. Por isso, a recomendação é que a dieta seja fracionada, sem grandes porções e sem a ingestão de gorduras e condimentos.