Notícias

Fique por dentro das novidades

6 deslizes que você não precisa cometer com uma gestante

Desde o inicio da gravidez, a mulher passa por muitas mudanças. Além da ansiedade pela chegada da sua nova vida, também precisa lidar com um turbilhão de hormônios que causam alterações no seu corpo e comportamento. Esse se torna o momento em que ela mais precisará de apoio, carinho e compreensão das pessoas à sua volta. 


Seja para agradar ou matar a curiosidade, alguns comentários, além de serem totalmente desnecessários, podem ferir os sentimentos das novas mamães e trazer ainda mais insegurança nesse momento tão delicado. Por isso, a Matic separou 6 deslizes que você não precisa cometer com uma gestante. 



1. “Mas você vai comer só (ou tudo) isso?” 


Somente a gestante e seu médico sabe a quantidade de comida ideal para seu organismo. Algumas realmente têm o apetite ampliado com a gravidez, outras já não sentem tanta fome. Não seja um vigilante do peso da futura mamãe, ok?



2. “Pelo tamanho desse barrigão acho que serão gêmeos!” 


Cada mulher tem um corpo e é completamente normal que algumas ganhem mais peso do que outras durante a gravidez. Por isso, você não precisa supor a quantidade de bebês na barriga de uma grávida só por causa de seu tamanho. Essas afirmações trazem chateação e afetam sua autoestima.



3. “E o pai, hein?” 


Essa pergunta deveria ser tão embaraçosa para quem faz quanto é para quem escuta. Afinal, não é porque a gestante está passando a gravidez sem um parceiro que ela não saiba quem é o pai da criança. Em outros casos, a mulher opta por uma uma gestação independente, logo o estado civil não importa. Um questionamento como esse pode tirar toda a felicidade dela em compartilhar a novidade com você. 



4. “Posso tocar na sua barriga?” 


Mesmo que algumas gestantes não se incomodem, outras podem ficar desconfortáveis com o contato. Por isso, não toque na barriga dela. Se você quiser sentir o bebê, peça primeiro. Ou ela vai colocar sua mão exatamente onde o bebê costuma mexer, ou responderá sua pergunta com um “desculpe, mas não me sinto confortável ao toque”. 


De qualquer maneira ela será grata por você ter tido a gentileza em perguntar e não se sentirá exposta com alguém tocando em sua barriga. 



5. “E o parto, já decidiu?” 


O tipo de parto é uma decisão extremamente pessoal e exclusiva da gestante. Mesmo que a cesárea, ou normal, tenha sido bom para alguém que você conhece, por exemplo, essa opção pode não ser a melhor para ela ou para o bebê. Por isso, não julgue ou questione a escolha da futura mamãe. 



6. “Aproveita para dormir, viu?” 


Nunca diga coisas como “Sabe que não vai mais dormir, né? Depois que nascer, suas noites já eram”. Essas sentenças são como baldes de água fria na empolgação que ela pode estar sentindo com a gravidez. 



É sempre bom lembrar que, por mais que algumas mulheres gostem de compartilhar suas experiências, outras são mais reservadas e não vão se abrir facilmente. Por isso, respeite sempre o espaço e momento de cada uma delas. 


Agora que aprendeu com alguns deslizes cometidos por outras pessoas, curta esse momento especial ao lado da mamãe com sabedoria e compartilhe com ela toda a felicidade de saber que uma nova vida está para chegar.