Notícias

Fique por dentro das novidades

5 conselhos para as mamães de primeira viagem

Ser mãe é uma grande experiência, mas para muitas mulheres pode ser muito desgastante. Algumas ficam com a constante dúvida sobre o que significa o choro do bebê. Outras não conseguem desgrudar da porta do quarto, atentas ao mínimo sinal de desconforto do pequeno. Tem também as que se preocupam em excesso se ele está ou não mamando o suficiente. 


Nessas situações, a presença da mãe ou da sogra é muito importante. E é surpreendente como elas tornam a tarefa de cuidar de um recém-nascido a mais simples do mundo. Por isso, preparamos 5 dicas muito importantes para te ajudar a lidar com os primeiros meses do seu filho.


1 - Chorar é normal


Chorar é a única maneira que seu bebê terá de se comunicar com você nos primeiros meses de vida. E a para descobrir qual o motivo do choro, a melhor maneira é adivinhar. Por isso, se você já deu de mamar, checou a fralda, viu se a roupa está incomodando e ele ainda não parou, espere passar. Alguns especialistas recomendam que conversar com o bebê ajuda a acalmar tanto ele quanto a mamãe.


2 - Sim, ele mama o suficiente. 


Nas primeiras semanas de amamentação é difícil não se perguntar se o bebê está mamando o suficiente ou não. Mas procure não ficar tão preocupada, com o tempo e um pouco mais de prática você vai entender mais da produção de leite, o tempo entre as mamadas do seu filho e as reações dele diante da fome. Então, quando a dúvida surgir, responda: Seu filho está ganhando peso o suficiente? Se a resposta for sim, então ele está se alimentando bem.



3 - Seu bebê não vai passar frio


Tudo bem, entendemos que são muitas dúvidas sobre como lidar com o primeiro filho. Mas mamães, a dica aqui é usar sempre o bom senso. Seu bebê não sente mais frio que o restante das pessoas, então não precisa empacotá-lo independente da temperatura. Se estiver frio, agasalhe bem seu filho. Se estiver calor, uma roupa leve e fresquinha será uma boa escolha. 



4 - Ele respira bem 


Nas primeiras semanas, a respiração irregular dos pequenos é um susto para as mamães. Isso porque eles mudam o ritmo ao longo do dia, de ofegante para um mais lento. E isso é perfeitamente normal. Nos primeiros meses, o bebê está aprendendo a controlar tudo, até mesmo a respiração. 


5 - A pele dele vai mudar


No primeiro mês de vida, é normal o aparecimento de placas avermelhadas ou o ressecamento da pele. Como o bebê passou meses envolto do líquido amniótico, as descamações também são comuns nas primeiras semanas de vida. 


Para que essas e outras mudanças na pele do bebê não piorem, alguns cuidados são importantes. Um deles é sempre vestir o pequeno com roupas de algodão. Lave todas as roupas com sabão neutro. E não se esqueça de lavar o rostinho dele após a amamentação para que a pele não engordure por causa do leite escorrido durante o ato. 


É sempre bom entender as mudanças e situações que ocorrem nos primeiros meses de vida do bebê. Assim você, mamãe, aproveita o momento com poucas preocupações.