Notícias

Fique por dentro das novidades

4 dicas para lidar com o desfralde de seu filho

O desfralde é uma importante etapa no crescimento das crianças e não deve ser negligenciado pelos pais ou responsáveis. Entre 2 e 3 anos, a grande maioria delas passa por esse processo, umas mais rapidamente e outras nem tanto, cada uma à sua maneira. 


Embora seja uma transição fundamental para os pequenos, você também precisa se conscientizar e dar esse passo com eles, pois sua forma de pensar e agir deve ganhar novas complexidades. Confira abaixo 4 dicas muito importantes para lidar com o processo do desfralde de seu filho.



1- Não é apenas um desfralde, é uma mudança geral de hábitos


Seu filho está deixando de ser um bebê e você precisa se acostumar com isso. Então, ao iniciar o processo de desfralde, considere também deixar outros hábitos, como a mamadeira, o banho na banheira, berço e outras coisas. O pequeno está se tornando uma criança com mais autonomia e isso precisa ser incentivado.


2- Ir ao banheiro não é uma brincadeira


Não compare o momento de ir ao banheiro com uma brincadeira. Seu filho precisa aprender desde o início que existe hora para brincar e hora para fazer coisas sérias. Além disso, a brincadeira pode dificultar o processo, pois é um item a mais a se administrar durante o desfralde. Se ele ficou com vontade de fazer xixi ou cocô, conduza-o sem apelar para brincadeiras. É claro que o lado lúdico pode ser trabalho para que ele entenda o momento, mas não é saudável equiparar um momento fisiológico da criança com lazer.


3- Tenha paciência nos escapes


Os escapes vão acontecer e você precisa se acostumar com isso. Faz parte do processo. Então, não demonstre irritação e nem puna o seu filho. Há o risco de criar traumas profundos em sua mente. Em vez disso, incentive-o a acertar na próxima vez, mas não isente-o de sua responsabilidade. O pequeno precisa ter consciência do que está acontecendo para poder amadurecer.


4- Comemore a cada pequeno sucesso


Xixi ou cocô realizados com sucesso? Comemore com seu filho! É um incentivo poderoso para que ele repita a ação justamente para receber um sorriso em troca. Dance, pule, cante e depois retomem a rotina até a próxima vez. Em pouco tempo tudo isso será normal para ambos.



O desfralde pode ser mais fácil do que se imagina, basta apenas que você encare esse processo como um passo rumo à autonomia da criança. Existem exceções para todas as regras, mas na maior parte das vezes é a sua forma de encarar esse momento que vai fazer a diferença. Bom desfralde pra você.