Noticias

Manténgase dentro de las novedades

Do berço para a cama: quando é hora de fazer essa mudança?

Por volta dos 2 anos de idade o bebê começa a apresentar mais firmeza e autonomia, muitas vezes tentando escalar as grades para sair do berço, o que pode representar um risco para ele.

 

A maioria das crianças consegue pular sobre a grade quando atinge cerca de 85cm de altura, ou 18 e 24 meses. Algumas podem tentar escalar mais cedo, enquanto outras podem nem chegar a tentar.

 

Esse é um dos sinais mais importantes de que seu filho está pronto para a transição para a própria caminha. Então caso o seu bebê aparente estar confortável e não tente sair do berço, não há impedimento em deixá-lo no berço até os 2 anos.

 

Porém é importante ficar atento, pois quanto maior a demora, maior o apego emocional ao bercinho.

 

Quando chegar a hora, converse com seu filho sobre a mudança para que ele entenda como algo positivo. Se a criança sente a insegurança dos pais, ela pode ver essa transição como algo assustador!

 

Inclua seu filho em cada etapa, deixe-o participar da escolha de fronhas, lençóis, bichinhos de pelúcia e torne tudo uma festa.

 

Não faça a transição do berço para cama em um momento em que ele já está passando por outras grandes transformações como o desfralde, desmame ou abandono da chupeta.

 

Outra dica é criar uma rotina fixa, como escovar os dentes, trocar de roupa, ler um livro e ir dormir. Assim o bebê fica mais sossegado com a hora do descanso, podendo ficar até mesmo ansioso por esse momento.

 

Siga esses passos e crie um ambiente aconchegante para os momentos de sono do seu bebê.