Noticias

Manténgase dentro de las novedades

Benefícios do banho de balde

O banho de balde é uma prática muito famosa e excelente para relaxar o bebê. Também conhecido como balde-ofurô, a receita é simples: água morninha + um balde = bebê tranquilo e relaxado.


Diferente do que pode parecer, nem sempre a hora do banho é relaxante e tranquila para o bebê. Na banheira tradicional ele sentir que seu corpo está muito “solto” e isso o deixa assustado. Então ele passa a se debater e chorar, transformando o banho em um momento aterrorizante para ele e para os papais também.


Já no banho de balde, por ter um espacinho restrito, o bebê se sente “acolhido” e menos assustado. Com os bracinhos e perninhas encolhidos e água quente até o pescoço, o bebê tem a sensação de estar no útero e até mesmo cochilar.


Você pode dar banho no seu bebê com balde desde o primeiro dia de vida do bebê, enquanto ele couber no recipiente. E para dar um banho de balde no seu filho é muito simples.


Comece pela escolha do balde. Existem baldes próprios para o banho no bebê, que não soltam produtos químicos e possuem base mais pesadas para garantir maior resistência em pé e diminuem o risco de tombamento/deslizamento.


Se for usar um balde comum, lave-o muito bem e verifique se ele não possui fiapos plásticos que podem machucar seu filho. Ele deve ser fundo o suficiente para que a imersão chegue um pouco abaixo da linha dos ombros do bebê sentado e a largura grande o suficiente para que ele não caia para os lados ou frente.


A temperatura deve estar entre 36º e 37º. Quando for encher o balde, coloque a água aos poucos, pois quando você colocar a criança dentro dele, o nível subirá.


Não há necessidade de usar ervas, sais de banho, óleos nem quaisquer outros produtos na água, pois há risco de alergias ou aspiração. Aproveite o momento para fazer massagem no corpinho do seu bebê, ele vai ficar relaxado, tranquilo e feliz.


Lembre que a intenção do banho de balde é o relaxamento e um momento gostoso entre você e seu filho, então não troque a banheira tradicional pelo balde, pois pode haver dificuldade para limpar o bebê.


Por fim, o bebê NUNCA deve ser deixado sozinho no balde. O banho deve ser feito com a supervisão de um adulto.

 

Consulte seu pediatra antes de experimentar novas técnicas.